Tradição Europeia de São Nicolau – Samichlaus!


O Blog também está entrando em clima de natal, a espera do menino Jesus, em um mês de muita reflexão, oração e principalmente de agradecimento. Vamos conhecer uma tradição bem marcante da Suíça e que traz encanto e magia as crianças? Vem sorrir comigo! 😀 😀

Samichlaus, São Nicolau, Suíça, Switzerland

Der Samichlaus Kommt! Vem o São Nicolau!

Então tá… tenho um ano de Suíça e já é a segunda vez que participamos da festa de São Nicolau ou Samichlaus em Suíço-Alemão.

Samichlaus, São Nicolau, Suíça, SwitzerlandPra falar a verdade, no evento do ano passado nós participamos sem entender o que tudo aquilo significava. Era um encontro na sede do clube onde meu marido jogava. Na ocasião, percebi se tratar de uma festa para pais e filhos. Caminhamos pela floresta com tochas de fogo, alguns cantavam, outros conversavam e nós tremíamos os queixos, rsrsrsrs. Não fazia nem um mês que estávamos aqui, fazia muito frio, não estávamos habituados com o clima e nem com roupas “tão” apropriadas pra ocasião assim. Enfim, depois de muito caminhar retornamos a sede e lá estava um “papai noel” meio estranho e um “ajudante” vestido de preto, capuz na cabeça, com o rosto todo pintado de preto. Ele discursou (sei lá eu o que… 🙁 ) e as crianças começaram a se aproximar, o seu então ajudante tirava de uma caixa presentes e o tal “papai noel” ia entregando ao pequenos. Os meninos meio assustados e meio com vergonha foram até ele e ganharam seus presentinhos também. Contentes com o mimo não sossegaram até abrir….Samichlaus, São Nicolau, Suíça, Switzerland
SURPRESA!!!! Dentro tinha, muitos amendoins, tangerina, (mimosa, mexirica, ponkan, Clementine…)algumas balas e um shampoo infantil. 😮 Eles não ficaram lá muito contentes não, hahahahaha. Eu confesso que também achei estranho, mas já no início percebi que se tratava de uma tradição totalmente desconhecida para nós.

As outras crianças felizes da vida comendo os amendoins e as tangerinas. Logo em seguida o clube ofereceu chá quente e macarronada. Hummm, estava uma delícia. (Detalhe do refrigerante na foto, mas tomamos chá também! :D) 

Posso dizer que naquela noite tudo foi acontecendo no embalo, é estranho você participar de um evento, mal saber do que se trata ou como ele funciona e seu real significado. A minha conclusão foi: “- Ahh, é um encerramento de final de ano do clube, bem mais cedo que o normal.” 😀

Eis que nesse ano, mais ou menos 2 semanas atrás chega um cartão convite do Kindergarten, ( para quem ainda não sabe Kindergarten é Jardim de Infância em Alemão e já escrevi um artigo sobre ele aqui no blog, é só clicar aqui) convidando as crianças para a festa de São Nicolau na floresta da nossa cidade. Minha vizinha Croata logo em seguida veio nos convidar também, pois ela estava auxiliando na organização.

Samichlaus, São Nicolau, Suíça, Switzerland

Confirmamos a presença antecipadamente como é de costume Suíço e no dia 6 de dezembro fomos participar.Samichlaus, São Nicolau, Suíça, Switzerland

O lugar era desconhecido pra mim, com a ajuda e as coordenadas dessa minha amiga e também para não correr o risco de me atrasar fui antes para conhecer o local, pois na hora da festa já estaria escurecendo. Cerca de 7km floresta a dentro, quase no alto de uma montanha encontrei uma cabana e o “tal” estacionamento.

 Beleza, tudo certo, meninos e mamãe prontos e lá fomos nós…  😉

A Chegada do Samichlaus estava marcada pra as 17hs e adivinha?????

……………… às 17hs em ponto lá aparecia ele tocando seu sino na curva com seu ajudante e um burrinho.

Veio caminhando até nós, fazendo saudações e agradecendo por estarmos ali.

Foi se aproximando das crianças uma a uma e perguntando seus respectivos nomes. 

Samichlaus, Sao Nicolau, Suica, Switzerland

Fotos By Ivana Faes (minha amiga Croata)

Gente, fazia tempo que eu não via tantos olhinhos brilhando. As crianças estavam encantadas. A medida que cumprimentavam o Samichlaus se dirigiam até o burrinho para lhe fazer caricias. 

Samichlaus, Sao Nicolau, Suica, Switzerland

Samichlaus então convidou todos para entrarem na cabana. Era um espaço muito bonito, lareira, mesas decoradas, um chazinho quente a nossa espera, muitos amendoins, nozes e doces sobre as mesas.

Samichlaus, Sao Nicolau, Suica, Switzerland

Logo todos se acomodaram e o simpático velhinho iniciou seu discurso, sempre interagindo com as crianças. Confesso que não entendi quase nada, apenas algumas palavras e algumas frases simples, mas a magia naquele momento foi mais importante e tomou conta de nós. Ele contou uma história sobre comportamento das crianças. (Perguntei a minha amiga do que se tratava) Contava ele, as crianças devem obedecer e ajudar os pais, serem boas e gentis. Sendo assim, todos os anos ele traria presentes e se do contrario fosse ele não traria nada.

Samichlaus, Sao Nicolau, Suica, Switzerland

Terminada a história seu ajudante iniciou a lhe entregar os presentes, Samichlaus ia chamando as crianças pelo nome e a cada uma ele dava bons conselhos, ganhava abraços e apertos de mão. 

Samichlaus, Sao Nicolau, Suica, Switzerland

Dentro do saquinho tinham muitos amendoins, nozes, tangerinas, balas, biscoitinhos, chocolates, uma escova de dentre, um mini creme dental e um brinquedo. Meus filhos como já haviam ganho ano passado e este ano no Jardim de Infância praticamente as mesmas coisas ficaram super felizes e desta vez mais ainda pois tinha um pequeno brinquedo junto.

Samichlaus, Sao Nicolau, Suica, Switzerland

Samichlaus discusou mais alguns minutos, nos saudou novamente e se despediu nos desejando boas festas. Ficamos ali mais algum tempo saboreando aquele chazinho gostoso e logo retornamos para casa.

Esse ano sim, vivemos a magia da festa de São Nicolau. Uma tradição desconhecida para nós que agora fará parte do nosso calendário natalício. 

Estive pesquisando sobre essa tradição antes de participar do evento. Encontrei pouca coisa sobre a realização da festa mas, o que posso repassar a vocês é que: O dia de São Nicolau é comemorado em 6 de dezembro. Ele era um Bispo Católico e teve sua vida dedicada a caridade. Conta uma lenda, no século IX havia uma família com 3 moças que não poderiam se casar pois seu pai não havia dinheiro para os dotes, na época indispensáveis. Então a sorte das moças estaria lançada ao cruel destino da escrevidão ou prostituição. São Nicolau comovido com a situação, jogou três sacos de ouro pela chaminé da casa delas que caiu dentro de meias que estavam em frente a lareira para secar, salvando assim a vida das jovens moças.

Costuma-se dependurar meias nas lareiras das casas na noite de 5 de dezembro, véspera de São Nicolau e fazer orações. Também é de costume colocar sapatinhos na janela, para as crianças que não tem lareira. São Nicolau, durante a madrugada, enche de doces as meias ou os sapatinhos das crianças que se comportaram bem durante o ano.

São Nicolau costuma andar acompanhado de Pedro Preto (Black Pete, Zwarte Piet, Svarte Petter), seu ajudante para verificar o comportamento das crianças e distribuir doces, pãezinhos de mel, bengalinhas coloridas de açúcar e moedas de chocolate envoltas em papel dourado. (Alguns trechos da história de São Nicolau foram tiradas da Wikipédia e do site www.swissinfo.ch)

São Nicolau é considerado padroeiro das crianças. Muitas vezes é confundido com  o papai noel ( que com seu manto e gorros vermelhos, é mais um instrumento de marketing originado dos Estados Unidos),  muitos dizem que ele é o verdadeiro papai noel. Aqui na Suíça essa tradição tem ganhado força a cada ano. São Nicolau se veste de bispo de cor vermelha, usa bengala e tem barba branca, sua missão é distribuir bons conselhos para as crianças.

Eu encontrei no youtube.com o filme: Uma história de Natal. Contanto a história de Nikolas um garoto que perdeu seus pais em um acidente e é adotado por famílias da aldeia onde vivia. Leia a sinopse:

Sinopse: Em uma remota aldeia na Lapónia, o jovem Nikolas perde sua família em um acidente e é adotado pelos moradores. Todo ano no dia de Natal , Nikolas tem que mudar para uma casa nova. Para mostrar sua gratidão, Nikolas faz brinquedos para as crianças das famílias, como presente de despedida. Ao longo dos anos, torna-se muito amigo das suas ex-famílias adotivas e coloca em todas as casas da aldeia um presente na porta, na manhã de Natal. Quando os moradores sofrem escassez de alimentos, os moradores têm que enviar Nikolas para trabalhar com o aprendiz do carpinteiro eremita Lisakki. Sob sua tutela severa, Nikolas desenvolve habilidades que lhe permitem a criar presentes ainda melhor, e trabalhar ainda mais rápido. Mas Iisaki que odeia crianças, proíbe Nikolas a fazer presentes de Natal, tradição que parece prestes a desaparecer. (Texto do filme: Uma história de Natal, baixado por Monikka Morgana no youtube)

Veja o filme aqui: (é muito bonito, vale a pena! )

Mais fotos da noite de São Nicolau…

Samichlaus, São Nicolau, Suíça, Blog, Switzerland

Samichlaus, São Nicolau, Suíça, Blog, Switzerland

Samichlaus, São Nicolau, Suíça, Blog, Switzerland

Samichlaus, São Nicolau, Suíça, Blog, Switzerland

Espero que tenham gostado. Deixe um comentário no final desta página para ajudar o Blog a crescer. Já conhecia a tradição de São Nicolau? Me conte, adoro ler histórias.

Para compartilhar é só clicar nos links abaixo.

Facebook,

Twitter,

Google +,

Instagram.

Blog da Suíça

Agradeço sua visita! Um beijo grande e até a próxima. 😉

Seu comentário aqui abaixo  Muito Obrigada! 😉

 


Sobre Kellyn Mazzucco

A Catarinense, Kellyn Mazzucco, mora atualmente na Suíça, já morou na Itália de 2008 a 2010. É Assistente Social, e pós graduada em Recursos Humanos, foi colunista social por 5 anos na sua cidade natal, Canoinhas-SC. Sua curiosidade, vontade de explorar e sua paixão por fotos agora dão vida ao Blog "Um lindo dia para Sorrir!".

Gostou do artigo? Deixe um comentário!