Suíça! Quer conhecer? 23


Bandeira da Suíça

Sempre fui questionada por várias pessoas: Mas porque a Suíça?

Sinceramente falando, eu não fazia muita idéia de tudo isso aqui.  Eu sabia apenas  que a Suíça era um dos melhores lugares do mundo pra se viver, em todos os aspectos. SIM! agora eu sei, são em todos os aspectos mesmooo! Mas essa coisa de pesquisar países, fazer o balanço, planejar, são coisas de marido “cigano” sabe? O que eu sabia mesmo era que: Queria viver em um país com boa qualidade de vida e segurança para a minha família e ponto.

Para que vocês entendam o porquê da  Suíça, preciso contar um pouco de como tudo funciona por aqui. Vamos lá!

Minha descrição para a Suíça é: O país dos Alpes e dos chocolates, da neve e dos lagos, da salsicha e do fondue (de Queijo! A versão do chocolate é invenção dos E.U.A e a versão da carne, olha, só pode ser coisa de Brasileiro. rsrsr), o país do silêncio, da discrição e sigilo! Além de tudo isso a Suíça se revela através das suas paisagens espetaculares, parece que vivemos dentro de um quadro de obra de arte.

1327525_30610953Montanhas na Suíça

Este país “pequenucho” bem no centro da Europa tem 8 milhões de habitantes e 4 idiomas oficiais:

  •  Alemão (65.6 %)
    A maior parte da população vive na Suíça Alemã. Em 19 dos 26 cantões, as línguas predominantes são os dialetos suíços-alemães.
  • Francês (22.8 %)
    Na parte ocidental do país, na Suisse romande, fala-se francês. Quatro cantões falam a língua: Genebra / Vaud / Neuchâtel / Jura. Três cantões são bilíngues: em Berna, Friburgo e no Valais fala-se alemão e francês.
  • Italiano (8.4 %)
    Fala-se italiano no Ticino e em quatro vales do sul do cantão de Grisões.
  • Romanche (0.6 %)
    O cantão de Grisões é multilíngue. Ali se fala alemão, italiano e o Romanche. Com 0,5% da população, os reto-romanos são o menor grupo linguístico da Suíça.

Esta é a maneira mais fácil de entender as regiões suíças.

Mapa Geográfico linguístico da Suíça

Geograficamente, a Suíça se divide nas regiões do Jura (se fala Yura) (montanhas sub-alpinas), do Planalto Central (Plateau) e dos Alpes.

Ela não faz parte da União Européia, é totalmente neutra em todos os aspectos.

A Suíça é uma Confederação, dividida em 26 Cantões. Cada Cantão é como se fossem “Estados” com suas cidadezinhas, para que vocês entendam a um “grosso modo”.

Existe uma série de Leis para toda a Suíça e cada Cantão além das Leis base, reformula suas Leis e aplica de acordo com a Federal. Porém quem vota as mais decisivas Leis é o povo, através de Plebiscito.

É um país extremamente frio, o inverno aqui dura em média 6 longos meses! Amanhece tarde e anoitece super cedo, no alto inverno a partir das 16hs já vai escurecendo.

Como moramos em uma Vila, podemos dizer que aqui é tipo “ibernação” mesmo. Não se vê quase ninguém na rua..

Neve Suíça

É uma Obra de arte, que vejo todos os dias da minha janela!

O vídeo mostra a “Nevasca” que caiu aqui na Vila onde moramos em fevereiro deste ano. E eu lógico registrei o momento!

Mas é só dar uma circulada em uma cidade maior que já encontramos movimentação de pessoas e percebemos que nada fica parado por conta do frio aqui não.

Como o inverno é bastante rigoroso existe um forte sistema de calefação em todos os lugares. Então o tempo em que  recebemos o frio é apenas no trajeto da porta de casa para o carro e vice-versa. Mesmo nevando ou fazendo vários graus abaixo de zero dentro da sua casa podemos andar tranquilamente com uma camisa de manga.

Aqui o sistema funciona de verdade e pontualmente. Mas esse será assunto de outro artigo. Só faço um breve comentário sobre o Transporte, Limpeza e o Silêncio.

Se usamos o Transporte público, é imprescindível que fiquemos atentos ao horário. Se está marcado na tabela que o Trem ou ônibus irá passar às 11:07 hs por exemplo, esteja lá exatamente às 11:07 hs porque ele não atrasa. Os trens e ônibus são super limpos e não existe aquele “esfrega-esfrega”, não há cobrador. Compramos o bilhete antecipadamente no site da companhia ou em máquinas fixadas nos pontos de ônibus ou nas estações. Existem “Vigias” que controlam esporadicamente os bilhetes e se não o possuímos, seremos  multados! Atenção! Melhor andar sempre com o bilhete comprado, não dá pra arriscar, pois a multa é caraaaa!!! 😮

Em se tratando de limpeza, aqui é impecável! Não vemos lixo pelas ruas, em lugar nenhum! A Suíça tem um sistema de coleta e reciclagem de lixo invejável e está sempre nos primeiros lugares do Ranking.

E por fim, a Lei do Silêncio. Ahhh o Silêncio! Depois das 22:00horas, se faz silêncio absoluto, salvo a sexta-feira que se estende até à meia noite! E se respeita de verdade, pois o Suíço tem certo pavor de “encomodar” e consequentemente ser “encomodado”. Temos que cuidar muito, ainda mais que temos crianças pequenas. Caso contrário tem vizinho batendo na sua porta! Graças à Deus com a gente aqui nunca aconteceu!

A Suíça é talvez mais conhecida pela sua beleza natural. Mas os principais centros urbanos do país oferecem uma gama variada e animada de atrações culturais.

Zurique

Zurich

Está sempre no topo das cidades mais visitadas da Suíça, é famosa por sua Bahnhofstrasse, por se localizar a beira de um Lago e permitir prático acesso às facilidades de seu centro urbano, de recreação e de tudo o que sua economia proporciona. Para quem curte um “agito”, a cidade oferece numerosas boates e aos que preferem  a tranquilidade,  Zurique orgulha-se em poder oferecer mais de 100 galerias e 50 museus.

Genebra

Genebra 299281_8702

Há quem pense que Ela é a Capital da Suíça para o desgosto dos Berneses. Famosa por ser a sede européia das Nações Unidas, do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e de numerosas outras importantes organizações governamentais e não-governamentais, Genebra também está localizada à beira de um lago, o Léman e se destaca pela Catedral de Saint-Pierre (São Pedro), pelos barquinhos de aluguel  que navegam pelas águas agitadas em torno do jato d’água, de 140 m de altura que é a grande atração turística.

Berna

Berna

Com certeza, a cidade mais bonita da Suíça, Veja o artigo completo aqui. A capital suíça também se beneficia do charme que o rio Aare lhe empresta com suas encantadoras águas verdes. Elas contornam, com muito estilo e graciosidade, a parte antiga da cidade, com uma enorme sequência de sedutoras fontes medievais, de antigas torres como a do relógio (Zytglogge) e da não menos elegante cúpula do Parlamento Federal. Em Berna conseguimos ter uma vista panorâmica da Cidade Antiga visitando o Parque das Rosas (Rosengarten) e logo mais à esquerda está localizado o Parque dos Ursos (BärenPark).

Luzerna

Luzerna

Luzerna (Luzern) é uma cidade anualmente visitada por dezenas de milhares de turistas. Compete com a capital, Berna, na categoria da mais bela cidade Suíça.

Situada na margem ocidental do grande Lago de Luzerna ou Vierwaldstättersee, em alemão, a cidade é espetacularmente bem localizada, com águas cristalinas.  A história da região é contada em numerosos quadros que decoram a pitoresca Ponte da Capela que disputa o título da mais antiga ponte de madeira da Europa.

Ainda entre as mais famosas estão as cidades de Lausanne, Basileia, Locarno e Lugano. Mas sejam pacientes, quero passar em cada cidade dessas para mostrar tudinho a vocês!

Enfim, a Suíça está conquistando cada dia um espaço todo especial na minha vida.

SuíçaO porquê de estar vivendo aqui espero já ter respondido ao longo de todo o artigo. E ainda tem mais, eu nem mencionei a Educação, a culinária “hummm…” o Lazer, o custo de vida e os famosos Alpes.

São tantas coisas que poderia escrever ainda sobre Ela que se tornaria cansativo, não é? Então vamos aos pouquinhos, que tem muita água ainda pra rolar!

Será que a Suíça se incluiria em seu roteiro de viagens? O que achou deste artigo?

Compartilhe com seus amigos, é só clicar aqui

E o acha de me deixar um comentário? Eu adoraria ler sua opinião.

Beijo grande e até a próxima! 😉


Sobre Kellyn Mazzucco

A Catarinense, Kellyn Mazzucco, mora atualmente na Suíça, já morou na Itália de 2008 a 2010. É Assistente Social, e pós graduada em Recursos Humanos, foi colunista social por 5 anos na sua cidade natal, Canoinhas-SC. Sua curiosidade, vontade de explorar e sua paixão por fotos agora dão vida ao Blog "Um lindo dia para Sorrir!".


Gostou do artigo? Deixe um comentário!

23 pensamentos em “Suíça! Quer conhecer?

  • Judite Artner dos Santos

    Parabéns, filha! Muito sucesso nessa nova etapa de sua vida! É muito bom a gente ir conhecendo esse país através do seu Blog, mas eu quero e vou conhecer tudo isso de perto! Me aguarde! Bjos
    Saudades imensas.

  • Viviane

    Oi Kellyn excelente trabalho muito lindo a Suíça acompanhando seu trabalho conheço um pouco mais e me encanto cada vez mais sem dúvida um lugar para viver.Parabéns seus filhos são lindo grande bj.

  • Vilk Casanova

    Amei, parabéns, sem duvida país de primeiro mundo, onde a educação é primordial é algo que esta fora dos nossos padrões de sociedade.
    Duas perguntas apenas.
    01 – Sente falta do sol, praia, litoral lindão aqui do Brasil?
    02 – Falou que nas maiores cidades tem festas, baladas, será que um sertanejo se criaria por ai? heheheh

    Bjo pra Kellyn e Abraço pro Newer…

  • Kellyn Mazzucco Autor do post

    Olá Vilk, tudo bem? Que bom que gostou do artigo! Respondendo as suas perguntas: Sinto falta sim, afinal, o Brasil é o meu País. Existem tantas belezas quanto as daqui. E sobre as baladas, ainda não as conheço. Mas que toca esporadicamente nas rádios locais, um sertanejo do Bom isso eu posso te garantir pois sempre estou ligada! Michel Teló e Luan Santana são “famosinhos” aqui! Um abraço, e agradeço o apoio e carinho!

  • Kellyn Mazzucco Autor do post

    Obrigada Mãe! Fico cheia de orgulho em ler seus comentários, por mais que mãe é sempre suspeita pra falar de filhos né? Mas quando recebemos um elogio de mãe é simplesmente glorioso. Eu Te amo! Estamos ansiosos com a sua chegada! Beijo, beijo, beijo!

  • Tania Knorek

    Ficou lindo seu blog…com certeza irei visitá-lo sempre…beijos a todos…principalmente para os gêmeos

  • Surama Figura

    Kellyn,parabens pelo blog,ta lindo!!!!
    Que lugar maravilhoso,eu viajo com vcs…
    Espero uma visita sua nessas confeitarias,deve ser divino…Aguardo fotos…
    Fiquem com Deus…sucesso..bjs

  • Kellyn Mazzucco Autor do post

    Olá Surama, Tudo bem? Muito obrigada pelo carinho. Sim, as confeitarias são divinas mesmo! rsrsr mas infelizmente será um pouco difícil eu tirar fotos, pois são proibidas aqui. Veremos o que consigo fazer, vou pensar em algumas alternativas, ok. Beijo e tudo de bom pra vocês.

  • Suelen Mazzucco

    Não tem como se apaixonar! Lugar lindo e romântico.
    Adorei seu blog. Beijos e abraços para todos ai, estamos com muitas saudades!!!

  • Bruna

    A cada post que leio vou ficando mais animada com a minha mudança!
    Estou muito feliz por ter encontrado seu blog, porque estou vendo a Suíça tomar um pouco mais de forma na minha cabeça e me sinto mais motivada.
    Estou lendo post atrás de post, rs.