Suíça, descobrindo a pé! 4


Trilhas na Suíça

A paisagem te espira para uma caminhada?

Era pra ser um simples passeio de domingo à tarde. Daqueles que você pega o carro e sai meio sem destino sabe, só para relaxar e respirar um ar puro. Ainda mais que estamos na primavera, sem dúvida a estação mais bela do ano. 

Como já mencionei em outros artigos, moramos em uma cidade pequena, de economia agrícola e nossa localização nos traz alguns privilégios neste quesito. Estamos rodeados por florestas, montanhas e plantações.

Trilhas na Suíça

Castelo de Oberflachs-AG

Suíça, Trilhas Aargau

As paisagem tiram o fôlego!

Suíça, Trilhas Aargau

Vista da cidade de Thalheim no alto da montanha.

Suíça, Trilhas Aargau

Uma verdadeira obra de arte da Natureza.

Alguns passeios pela nossa cidade (Schinznach-Dorf) e eu já havia notado diversas indicações para trilhas, mas nunca havia feito nenhuma.

Fomos de carro até a cidade vizinha, Thalheim, paramos em um estacionamento no alto da montanha. Local que já havíamos passado algumas vezes(de carro). Sempre que passávamos por ali, ficávamos imaginando o motivo de um estacionamento como aquele no meio “do nada”. Mas naquele domingo descobrimos a grandeza e a beleza daquela região, passamos a compreender que toda aquela estrutura era para receber os montanhistas e ciclistas que roteiam as trilhas. Já nós, meros exploradores inexperientes em trilhas, nos deixamos seduzir pela paisagem e mesmo sem  roupas apropriadas fomos em busca de aventuras floresta adentro. Afinal era um passeio, certo? 😀 

Suíça, Trilhas Aargau

Suíça, Trilhas Aargau

A Suíça tem nada menos que 62 mil quilômetros de trilhas (Wandern em alemão e Hiking em Inglês) todas bem sinalizadas, com indicações do tempo de cada etapa. São criadas e mantidas pelas prefeituras, que costumam delegar o trabalho de marcação e sinalização a associações de montanhistas da região. Wandern ou Hiking é o esporte mais popular da Suíça ao lado do ciclismo. Há 30 anos esses caminhos são públicos e gratuitos, e fazem parte da infra-estrutura básica que o Estado oferece à população. 

Suíça, Trilhas Aargau

Indicações mostrando o tempo aproximado que se leva pra chegar a estas cidades a pé.

O local da caminhada que fizemos pertence ao município de Thalheim, no Cantão de Argóvia. Há sete quilômetros da nossa cidade. Este local faz parte do Jura Parque Argóvia (JuraPark Aargau). Um parque natural regional, que se destaca pela diversidade e raridade de seu ambiente natural, a beleza das paisagens, locais culturais de grande valor e produtos regionais atraentes. Tudo é baseado nos conceitos de desenvolvimento sustentável e na preservação dos recursos naturais. Clique neste link para maiores informações sobre o Jura Parque.

Um em cada três Suíços se considera um trilheiro ativo. Existem trajetos longos com dezenas de quilômetros que contornam cidades e trajetos mais leves de uma hora ou duas, e pode-se encontrar famílias inteiras praticando. Qualquer pessoa pode fazer trilhas aqui na Suíça, sem medo de ser feliz, até inexperientes como nós. As famosas plaquinhas amarelas não nos deixam perdidos. 😉

A vista na floresta é deslumbrante, quem não se encanta com lugares assim? Tive o privilégio de ver um cervo enquanto caminhávamos, mas não consegui registrar o momento, pois ele deve ter se sentido ameaçado com a nossa presença e saiu saltitando o mais rápido que pode.

Suíça, Trilhas Aargau

Suíça, Trilhas Aargau

Suíça, Trilhas Aargau

DSC00697

A trilha que fizemos era leve, sem muitas subidas ou descidas, mas despertou meu instinto aventureiro e deixou um gostinho de quero mais!

A Suíça é sem dúvida um país lindíssimo e esconde muitas belezas naturais em lugares de acesso limitados que só pode-se chegar a pé. E isso me empolga ainda mais. Com certeza farei outras, mas agora com roupas adequadas, roteiro traçado em mãos, mochila nas costas e máquina fotográfica de carga completa para registrar os cantinhos mais escondidos e belos deste país que me encanta e fascina a cada dia! 

Suíça, Trilhas Aargau

Suíça, Trilhas Aargau

Após as descobertas do dia, dei uma pesquisada sobre trilhas na Suíça, encontrei alguns sites com roteiros para todo tipo de caminhada e também  rotas para se fazer de bicicleta por toda a Suíça. Só clicar aqui, aqui, aqui e aqui.  Não importa o cantinho que esteja na Suíça, sempre terá uma trilha te esperando com belezas exuberantes a sua espera. Uma excelente caminhada a todos!

Compartilhe com seus amigos:

Facebook ,

Twitter ,

Google + ,

Instagram.

Beijo grande e até a próxima!


Sobre Kellyn Mazzucco

A Catarinense, Kellyn Mazzucco, mora atualmente na Suíça, já morou na Itália de 2008 a 2010. É Assistente Social, e pós graduada em Recursos Humanos, foi colunista social por 5 anos na sua cidade natal, Canoinhas-SC. Sua curiosidade, vontade de explorar e sua paixão por fotos agora dão vida ao Blog “Um lindo dia para Sorrir!”.


Gostou do artigo? Deixe um comentário!

4 pensamentos em “Suíça, descobrindo a pé!