Roteiro de Viagem: 1 dia em Zurique, Suíça 4


Escrever tanto sobre a Suíça e não mencionar a famosa Zurique (Zürich) parece meio estranho, incompleto, não acham?

Zurique, Zürich

Então, hoje sem mais delongas vou apresentar o Roteiro de 1 dia em Zurique.

Mas antes, gostaria de ressaltar que Zurique não é apenas uma cidade famosa da Suíça, que muitas vezes é confundida como sendo a Capital do País (Capital é Berna veja no post clicando aqui), Zurique tem se apresentado ao mundo como uma dos melhores cidades para se viver. Ela é completa em todos os aspectos, oferece uma vida tranquila para quem prefere assim e ao mesmo tempo oferece diversas atrações para os baladeiros. Zurique conta com um super Aeroporto, este, faz conexão direta com mais de 150 destinos, e dá pra chegar em 10 minutinhos de trem até a estação central da cidade. O Lago Zurique oferece uma incrível infra-estrutura para os turistas e a população em geral. A natureza é bem preservada o que dá um charme a mais para a cidade. Existem mais de 50 museus, o Museu de Belas Artes (Kunsthaus Zürich), ostenta um importante acervo de pinturas, esculturas, fotografias e vídeos. Além disso, possui uma extensa coleção de obras de Alberto Giacometti. E também como praticamente em toda cidade Suíça conta com as 4 estações do ano bem definidas, o que torna a viagem ainda mais emocionante.

As dicas abaixo são para fazer a pé mesmo, afinal Zurique é uma cidade super movimentada, seja a pé, de bicicleta, moto, carro, tram, ou trem. Mesmo em meio a todo esse “caos” da metrópole tudo funciona direitinho. Se no meio do caminho você precisar de um meio de transporte pode ficar tranquilo, que chegará ao seu destino sem problemas. 😉

Vale lembrar também que em Zurique o idioma oficial é o Alemão. Ou seja, praticamente tudo escrito nesse idioma, principalmente placas. Então se programe, compre um mapa da cidade já na estação, ou você pode utilizar este app –>  clique aqui  <–  é do site myswitzerland.com o qual utilizo muito desde que cheguei aqui na suíça. Sim, você conseguirá se virar bem com seu inglês, afinal a cidade é internacional e está preparada para receber turistas, além do mais vai encontrar muita gente pra te ajudar. Mas, sair de casa ou do hotel já com todos os endereços anotadinhos já te dará uma enorme vantagem. 😉 

Vamos passear por Zurique então?  Bora! 😀

Um dia em Zurique:

Zurique, Estação central

Partindo da estação central de Zurique, (Zurich HB) seguimos pela Bahnhofstrasse, que fica logo em frente a estação principal, essa rua é super famosa, encontram-se ali as lojas mais badaladas da cidade. As vitrines são de um luxo só, os prédios de uma arquitetura incrível, lugarzinho top para ostentação e para quem quer gastar uma graninha.

Bahnhofstrasse, Zurich, Zurique

Nós na Bahnhofstrasse. Como era domingo a rua não estava “tão” movimentada assim.

Seguimos sem pressa até a Oetenbachgasse uma de suas transversais, sentido esquerdo, pois esta  terminará na Lindenhof à direita, outro ponto turístico da cidade que não pode deixar passar batido, subindo até a praça a gente se depara com uma vista incrível da cidade. Cartão postal mesmo.

Zurique, Vista panoramica

Vista panorâmica do alto Lindenhof.

Zurique, Lindenhof

Os gêmeos se refrescando um pouquinho.

Depois de muitas fotos e beber água fresquinha da fonte seguimos sentido Pfalzgasse, toda essa área é uma zona restrita para a circulação de carros, motos etc, então volto a repetir, caminhar é a melhor pedida. As ruelas são estreitas, é uma delícia passear por ali, você olha pro lado e tem um barzinho ou restaurante charmoso, olha pro outro e vê uma lojinha de artesanato que te tira a atenção, olha pro alto e se encanta com as fachadas dos prédios e com a torre da Igreja de St. Petter, pra chegar até ela é pela Schlüsselgasse.

Roteiro de viagem, Zurique

Zurique, Zurich

Seguindo você dará direto na Münsterbrücke, ponte que corta o rio Limmat. Essa ponte é privilegiada, pois deste mesmo lado fica a Fraumünster (Catedral das mulheres) e se atravessa-la estará em frente a Grossmünster, são dois pontos turísticos importantes de Zurique. 

Se continuar caminhando a direita pela Stadthausquai encontrará o final do rio Limmat e o início do Lago de Zurich, neste ponto fica a concentração de barcos para passeios turísticos mais precisamente na Bürkliplatz. Os passeios são diários e os preços são bem acessíveis, para adultos CHF 8,60 e as crianças pagam CHF 4,30. No verão esse tipo de atração é disputada, já no inverno a procura é menor, mas mesmo assim tem passeios diariamente. Para saber mais sobre os tipos de passeios, preços e reservas clique aqui.

Nós não fomos até o fim do Limmat por este lado, cortamos o rio pela  Münsterbrücke  e chegamos a Limmatquai, bem na nossa frente a majestosa Grossmünster, igreja protestante do século 11.

Zurique

Antes de atravessar a Münsterbrücke (ponte da Catedral), com vista para a Grossmünster

Zurique

Atravessando a Münsterbrücke

Zurique, Münsterbrücke

E agora a vista para a Fraumünster do outro lado da ponte.

Passeamos pelos arredores da Grossmünster e logo voltamos as margens do rio Limmat, retornando no sentindo a Bahnhof Zurique HB, mas para quem ainda tem tempo e disposição além de passear as margens do rio, vale a pena ir também até o lago de Zurique. (nós como estávamos com duas crianças e fomos de carro até Zurique, optamos em retornar a estação central, pegarmos o carro e ir com ele até o lago).

Lá, sentamos, a beira do lago fizemos um lanchinho, deitamos na grama relaxando por alguns minutos. Observando tudo a nossa volta e ouvindo os diversos sons que se propagavam ao longo da margem, um misto de natureza, beleza, música e vozes de todos os tipos e de várias línguas.

Lago de Zurique

… Parei um instante. Eu comigo mesma, vendo, sentindo e ouvindo tanta coisa misturada em um pequeno espaço se comparado ao tamanho do mundo, tive a sensação de estar viajando dentro da minha própria história, vendo todas aquelas pessoas, correndo, trabalhando, outras caminhando, alguns artistas se apresentando, crianças brincando, pessoas deitadas na grama lendo, jovens reunidos ouvindo música, outros pescando, alguns até dormindo , olhei pra minha família e me encontrei. Pode até parecer estranho, mas de todas as viagens que já fiz, de todos os lugares que já conheci, em nenhuma delas eu parei pra pensar ou analisar eu mesma. ( Se é que vocês estão me entendendo). Naquele instante tive a certeza de estar escrevendo ou conduzindo a minha história de uma forma que me agrada, que me faz realmente feliz… (Momento pensando na vida :D)

Lago de ZuriqueDepois de passar um bom tempo naquele lugar comum para muitos e inspirador para outros, retornamos ao carro e fomos conhecer a sede da FIFA, afinal estávamos em Zurique e como ainda tínhamos um tempinho, fomos até lá.

A sede da FIFA fica afastada do centro de Zurique, se pegar como ponto de partida a Bellevueplatz, que fica justamente ao final do rio Limmat e início do Lago de Zurique, são 3,9 quilômetros de carro ou seja 15 minutos e com transporte público pega o tram número 5, sentido Zürich, Kirche Fluntern até a parada Zurich Platte e aí o tram número 6 sentido Zürich Zoo, até o Zoo, dali são 800 metros até a FIFA, cerca de 10 minutos caminhando. Chegamos no final do dia lá e estava fechado, pudemos tirar algumas fotos somente pelo lado de fora, mas mesmo assim valeu. Para saber mais sobre a sede da FIFA em Zurique clique aqui.

FIFA Zurique 

O Zoológico de Zurique também é uma outra atração bem procurada na cidade, de transporte público ou de carro é o mesmo caminho  da FIFA. Ainda não tive o prazer de conhecê-lo. Já li algumas matérias sobre ele, dizem que existe um mini “pantanal” lá dentro, tudo escrito em português, deve ser lindo.

A Região e Zurich West também é bastante procurada pelos turistas, esta área conta com diversos restaurantes, bares, galerias de arte e lojas super famosas, inclusive uma marca de bolsas Suíça, pode visitar o site aqui.

Outras dicas sobre Zürich clique aqui.

Para hotéis aqui.

Aeroporto de Zurique aqui.

Zoológico de Zurique aqui.

Gente é muita foto! 😮 não tenho como colocar todas aqui no blog então, lá no meu flickr estão todasssss as fotos desse dia em Zurique, quer ver? Então clica aqui. 😀

Gostou do artigo? Achou as informações úteis? Sabe de algum amigo que vai viajar para Zurique? Então Compartilhe o post e ajude o blog a crescer. Agradeço de coração a sua visita. 😉

Facebook ,

Twitter ,

Google + ,

Instagram.

Beijo Grande e até a próxima.

Blog da Suíça

 


Sobre Kellyn Mazzucco

A Catarinense, Kellyn Mazzucco, mora atualmente na Suíça, já morou na Itália de 2008 a 2010. É Assistente Social, e pós graduada em Recursos Humanos, foi colunista social por 5 anos na sua cidade natal, Canoinhas-SC. Sua curiosidade, vontade de explorar e sua paixão por fotos agora dão vida ao Blog “Um lindo dia para Sorrir!”.


Gostou do artigo? Deixe um comentário!

4 pensamentos em “Roteiro de Viagem: 1 dia em Zurique, Suíça

  • Carolina Carvalho

    Perfeito! Realmente você não deixa nada a desejar em suas postagens, lindas imagens e muito bem descritas, consegue traduzir em palavras a emoção que sente o que fica muito de fácil de emocionar quem está do outro lado…sou sua fã!!!!

  • Kellyn Mazzucco Autor do post

    Ouuu minha querida, abrir o blog e ler um comentário rico e emocionante desse, me deu um UP imenso! Muito obrigada de todo coração pelas palavras , carinho e apoio. São vocês a razão de tudo isso. Também sou fanzoca de carteirinha das suas belas fotos! <3 Obrigada mais uma vez por tudo. Super beijo!

  • Judite Artner dos Santos

    Amei esse artigo, pois pude reviver cada momento em que estive aí com vocês! Amei a Suíça! Ano que vem pretendo voltar! Me aguardem! Grande beijo e fiquem com Deus!

  • Alexandre

    Ola esse lugar deve ser um sonho,muito bonito.Já tivemos contatos nos tempos de multinivel aqui no brasil,você não deve se lembrar, mais legal parabéns