Roteiro de Viagem: 1 dia em Lucerna, Suíça. 6


Mesmo antes de vir morar na Suíça já havia visto várias fotos e pesquisado um pouco sobre os principais pontos turísticos desse país. Leia mais sobre a Suíça aqui. A cidade de Lucerna (Luzern em Alemão) é sem dúvida uma das mais comentadas, visitas e procurada por turistas do mundo todo. Quer saber o por quê? 

Então sente-se confortavelmente e relaxe, pois, vou lhe apresentar um roteiro bem bacana pra se fazer em um dia.

A aventura vai começar, vamos lá?? 😉

Lucerna, Suíça, Luzern

Um dia em Lucerna, Suíça.

Lucerna está localizada na parte central da Suíça. Seu idioma oficial é o Alemão, moeda: Franco Suíço e tem cerca de 78.786 habitantes(2012).

Se você vem de trem de Zurique ou de Berna, chega em 1 hora mais ou menos.

Na estação central de Lucerna é onde nossa aventura inicia. Olha, já arranca suspiros, logo a nossa frente está o Lago de Lucerna, também conhecido como Lago dos quatro cantões (Vierwaldstätter See), dali partem os barcos de passeio e estão ancorados alguns “barcos restaurantes”. Uma impressão que tive… ele lembra muito o Lago de Zurique (leia sobre Zurique aqui), o espaço, a paisagem, pessoal passeando, enfim um lugarzinho relax mesmo.

Lucerna, Suíça, Luzern

Lucerna, Luzern, Suíça, Switzerlan

Na saída da estação central a nossa esquerda esta localizada um dos cartões postais mais famosos de Lucerna, a Ponte de Madeira (Kapellbrücke). Digo com toda a certeza que é IMPOSSÍVEL você ir até o centro de Lucerna e não passar por ela. Ela é linda, cheia de história e de um charme sem comparações. 

Lucerna, Suíça, Luzern

A Ponte é do século XIV e tem várias pinturas internas que contam um pouco da história da cidade,  quase no centro esta a torre Wassertum ou Torre de Água, do ano de 1303, essa torre já foi usada como prisão e local de tortura mas, menos pra torre de água, hehehe. É considerada uma das pontes mais antigas da Europa, apesar de quase ter sido destruída por um incêndio em 1993, ela foi reformada inspirada no modelo original e em 2001 foi novamente aberta ao públlico.

Lucerna, Suíça, Luzern

Passeando por ela e analisando todos os ângulos, detalhes e as paisagens a sua volta me senti dentro de um quatro, de um lado os Alpes, do outro as belas e antigas construções super preservadas, do outro o inicio do Lago Lucerna e para baixo, água cristalina e cisnes magníficos embelezando ainda mais o lugar.

Lucerna, Suíça, Luzern

Lucerna, Suíça, LuzernDepois de percorrer a ponte seguimos o fluxo do rio, passeamos peloLucerna, Suíça, Luzern centro histórico em meio aos restaurantes, barzinho, sorveterias, hotéis e igrejas. Em um determinado ponto tivemos que entrar e andar pelas ruelas do centro antigo por causa das construções que beiram o rio, mas logo a frente já dá pra retornar as margens. Sempre seguindo esse trajeto chegamos a Muralha Medieval, Museggmauer , antigamente ela serviu para proteger a cidade. Atravessamos a rua e subimos na primeira torre.

Essa muralha é umas das mais bem preservadas do mundo, possui 9 torres, sendo 4 abertas a visitação (todas gratuitas). Caminhamos até a quinta torre, a do Relógio, e resolvemos entrar. Já na porta está o Big relógio, é possível ver cada detalhe, é impressionante e vale a pena subir até o topo, apesar de dar um friozinho na barriga pois as escadas são de madeira e bemmm ingrimes.

Lucerna, Suíça, Luzern

Ao final das 6 torre (Museggmauer) tivemos que descer a muralha pelos jardins e seguir pela rua Mussegstrasse, até o cruzamento com a Zürichstrasse, seguindo por essa rua a esquerda andamos uns 200 metros e atravessamos uma bifurcação, já dando de cara com a Löwenplatz 1, mais uns 190 metros á frente chegamos a outro cartão postal de Lucerna o Monumento do Leão ou Löwendenkmal.

Lucerna, Suíça, Monumento do Leão, onde fica, Luzern, Switzerland,

Gente é incrível, já tinha visto várias fotos desse lugar, mas ao vivo e a cores é grandioso, não imaginava que ele era tão grande assim. 😮  Esse leão foi escupido diretamente na pedra como forma de homenagem a guarda Suíça que foi massacrada durante a Revolução Francesa, o monumento é do ano de 1820. Tem um pequeno lago da sua frente o que nos impede de chegar bemmm pertinho. Nesse lago tem tanta moeda, mas tanta moeda…. olha, deve ter uma “boladinha” ali dentro viu, rsrsrs. Os turistas jogam moedas e fazem pedidos, não encontrei nenhum significado pra isso, enfim, cada um com suas crenças e superstições né! 😉 Ainda sobre o local, é sempre lotadooooo de turista, tem bancos e banheiro e ao redor bares e restaurantes, é só de deliciar.

Lucerna, Suíça, Monumento do Leão, onde fica, Luzern, Switzerland,

Retornamos até a Löwenplatz 1, pegamos a esquerda da Löwenstrasse sentido ao Lago Lucerna, pouquinho antes de chegar ao lago tem a esquerda lá em cima a Igreja Católica  Court Church of St. Leodegar. Estava fechada o horário que chegamos, mas deu pra aproveitar a vista do centro da cidade do alto.

Lucerna, Suíça, Luzern, Switzerland,

Nosso passeio terminou as margens do Lago Lucerna. Olha, estou pegando gosto em sentar a beira do lago e apreciar a paisagem, refletir a vida. 😀

Lucerna, Suíça, Luzern, Switzerland,

Lucerna se apresentou uma cidade riquíssima de cultura e belas paisagens. Ela sempre esta preparada para receber turistas e apesar da movimentação em massa pela cidade, é uma cidade bem calma. O centro é pequeno e plano facilitando a caminhada.  

Para quem dispõe de tempo e quer conhecer os Alpes Suíços a cidade está colada neles, exitem trens que vão direto as Montanhas.  O Monte Pilatus, com 2120 metros é super famoso e tem uma vista deslumbrante.  Existe um cable car, uma espécie de bondinho que leva até o topo, está entre os mais íngremes da Europa. Para mais informações sobre o Monte Pilatus clique aqui.

Se ainda dispõe de mais tempo, reserve mais um dia para ir até  a montanha Rigi, do ladinho de Lucerna, com ótimas opções para ski, trilhas e saltar de para-quedas. Mais vai bem preparado pois, nos Alpes é bemmmm frio o ano todo, tem que levar roupas impermeáveis e corta-vento. Também, dependendo da sua programação, fazer como os Suíços, para as caminhadas nas montanhas usar aqueles bastões de apoio e um belo sanduíche ou salsichas na mochila para quando a fome bater. ( Nós, (minha família) quando saímos para esses passeios que levam um dia, sempre levamos nossa mochila. Água, sucos, sanduíches, frutas, etc… afinal, com crianças devemos estar sempre prontos, se a fominha bater! 😉 )
Bom, todo mundo sabe que os preços Suíços são salgadinhos e, em um ponto turístico desse não há de ser nada baratinho, então se você não tem intenção de gastar muito, “arrega” a mochila e aproveita a paisagem. Mais informações sobre os preços e atrações da montanha Rigi aqui.

Esse passeio pelos Alpes pertinho de Lucerna ainda não tive o prazer de fazer, mais com certeza já está nos planos.

Espero que tenham gostado. Deixe um comentário no final desta página sobre Lucerna e ajude na divulgação do Blog. Já visitou a Cidade? Me conte como foi, adoro ler histórias.

Te algum amigo ou conhecido seu que vai viajar? Compartilhe com ele esse Roteiro. 😉

Para compartilhar é só clicar nos links abaixo.

Facebook,

Twitter,

Google +,

Instagram.

Blog da Suíça

Agradeço sua visita! Um beijo grande e até a próxima. 😉

Seu comentário aqui abaixo  Muito Obrigada! 😉


Sobre Kellyn Mazzucco

A Catarinense, Kellyn Mazzucco, mora atualmente na Suíça, já morou na Itália de 2008 a 2010. É Assistente Social, e pós graduada em Recursos Humanos, foi colunista social por 5 anos na sua cidade natal, Canoinhas-SC. Sua curiosidade, vontade de explorar e sua paixão por fotos agora dão vida ao Blog "Um lindo dia para Sorrir!".


Gostou do artigo? Deixe um comentário!

6 pensamentos em “Roteiro de Viagem: 1 dia em Lucerna, Suíça.

  • Patrícia Peixoto de Mello Herbst

    lindas fotos Kellyn, dá vontade de conhecer mesmo, achei muito charmosa essa cidade…aliás como tudo pela Europa né? bjs e continue passeando bastante por aí pra nos proporcionar tantas paisagens lindas!!!

  • Lary Fuck

    Ai q delicia de passeio flor! Lindo lindo! Obrigada por compartilhar conosco esse lugar lindo! Estamos cada vez mais apaixonados pela Suíça! ❤️ Beijinhos 😘

  • Kellyn Mazzucco Autor do post

    Oi Patrícia. Sim, Lucerna era uma das primeiras cidades da Suíça que gostaria de conhecer. Fomos em Dezembro de 2014 pra lá, mas o dia estava chuvoso, neve, muito frio, resultado as fotos não ficaram legais pra postar. Mas no verão, ahhhhhhh, o colorido, o calorzinho, tudo fica mais a vontade, uma delícia e as fotos falam por si. A Europa me conquistou desde a primeira vez que pisei aqui, rsrsr Obrigada pelo carinho de sempre viu. Beijão, te espero sempre por aqui. 😉

  • Juliana

    Lucerna é uma das cidades/lugares mais lindos que conheci. Tive o prazer de visitar no fim do inverno e depois na primavera, e sem sombra de dúvidas, faça chuva ou faça sol (como quando eu fui) é deslumbrante! Espero poder voltar.
    Adorei o post!

    bjs, querida!