Jugendfest ou Rutenzug. Conheça o famoso Festival Suíço!


Época de festas, festivais, férias, fim do ano escolar. O início do verão tem sua marca registrada.

A Suíça definitivamente se transforma. As cidades ganham vida, flores de várias cores e espécies, as ruas são decoradas, os moradores  parecem estar em constante competição, uma casa mais bela que a outra (decoração). Sem contar o patriotismo é claro, bandeiras da Suíça a gente encontra o ano inteiro, mas nesta época, em específico, elas triplicam, quadruplicam. Tem também as bandeiras dos Cantões (Estados) e das Cidades. O Suíço vive intensamente o verão, afinal ele é curto, já o inverno é longo, silencioso e solitário.

No dia dois de julho (quinta-feira), última semana do ano letivo, fomos conhecer um dos mais tradicionais festivais do Cantão de Aargau, Chamado de Rutenzug ou Jugendfest (Festa da Juventude) na cidade de Brugg.

Viajar Suíça Festival

O evento acontece desde os séculos XVI e XVII. As origens do festival vêm do costume do corte de varas para os jovens em idade escolar, estas, eram usadas ​​como forma de punição para os estudantes desobedientes.

O Evento procede da seguinte forma: Na quarta-feira, dia primeiro de julho, os jovens recolhem as “varas”, confeccionam tiaras e mini buquês de flores que serão usadas no desfile do dia seguinte, enquanto isso os integrantes do corpo de bombeiros juntamente com alguns voluntários se encarregam de decorar a cidade. Todas as escolas se reúnem e fazem diversas apresentações, logo mais à noite, continuam as exposições musicais e teatrais pela cidade, sempre com a participação dos jovens e crianças em idade escolar. Às vinte e duas horas é dado o toque de recolher.

Viajar Suíça Festival

O grande evento, Rutenzug,  sempre acontece na primeira quinta-feira do mês de julho, iniciando com onze tiros de canhão, o que simboliza os onze distritos de Brugg, no qual a nossa pequena cidade – Schinznach faz parte. Logo mais inicia-se o belíssimo desfile, na qual participam todos os envolvidos na área de educação, cultura e diversas autoridades locais. Entretanto, a atração principal, sem dúvida, são as crianças e os jovens, as meninas vestem branco, usam tiaras naturais e levam buquês de flores, já os meninos vestem preto e branco e carregam galhos de árvores simbolizando as “varas”.

Viajar Suíça Festival

Viajar Suíça Festival

O evento,  particularmente foi incrível, tudo muito bem organizado, o dia estava lindo e super quente. O desfile levou mais ou menos uma hora. O comércio em geral estava fechado, apenas bares e restaurantes abertos. Ao longo do caminho,  encontramos várias, mas várias barraquinhas ou standers vendendo de tudo um pouco, coisa que vemos somente em dias de festas por aqui.

Viajar Suíça Festival

Ao final do desfile nos reunimos em um ginásio de esportes onde foi realizada uma cerimônia e o encerramento do ano letivo. Um coral de crianças encantou a todos com lindas canções. As principais canções relatam a história da cidade e sobre Brugg ser uma cidade internacional, onde se falam várias línguas em função da contante emigração. Para ouvi-las basta clicar aqui e aqui, para as letras clique aqui e aqui, veja ainda o artigo que escrevi sobre a cidade de Brugg aqui e para visitar a página da cidade é só clicar aqui.

Viajar Suíça Festival

Viajar Suíça Festival

No período da tarde a programação trouxe muita diversão. Ao passear pela cidade pudemos notar diversos espaços preparados para crianças e jovens, piscinas, caixas de areia, brinquedos infláveis, mini quadras de basquete, futebol entre outras.

Fazia realmente muito calor e os meninos já estavam exaustos, decidimos então retornar pra casa, afinal foram horas e horas em pé, caminhando de um lado para outro com o sol torrando nossas cabeças.

Como moramos a mais ou menos sete quilômetros de Brugg, à noite pude ver e ouvir a queima de fogos, oficializando assim o término do evento e festejando o início da tão esperada férias de verão.

Esse evento é um dos quatro principais do Cantão de Aargau, festivais parecidos também acontecem na Capital Aarau, chamado de Maienzug, em Zofingen, chamdo de Kinderfest e na cidade de Lenzburg.

Abaixo o vídeo que fiz sobre o evento. Espero que gostem!

 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos:

Facebook ,

Twitter ,

Google + ,

Instagram.

O que vocês gostariam de saber no próximo artigo? Adoraria receber novas dicas! É só me deixar um comentário abaixo.

Beijo grande e até a próxima!

Blog da Suíça

 

 

 


Sobre Kellyn Mazzucco

A Catarinense, Kellyn Mazzucco, mora atualmente na Suíça, já morou na Itália de 2008 a 2010. É Assistente Social, e pós graduada em Recursos Humanos, foi colunista social por 5 anos na sua cidade natal, Canoinhas-SC. Sua curiosidade, vontade de explorar e sua paixão por fotos agora dão vida ao Blog "Um lindo dia para Sorrir!".

Gostou do artigo? Deixe um comentário!