Jardim de Infância – Kindergarten! 9


Jardim de infância na Suíça

Enfim, chegou o grande dia! O  primeiro dia de aula ou seja do jardim de Infância. Para os Suíços “aula” ,”escola” é apenas quando se inicia a primeira série primária, então vamos chamar de Kindergarten mesmo (tradução: Criança – Jardim).

Claro que tinha que ter uma mamãe bem ansiosa nesta história! Gente, fiquei três noites sem dormir direito, rsrsrs aquele friozinho na barriga me acompanhou durante toda a semana que antecedeu o grande dia. Coisas de mãe!

Uma semana antes do início do ano letivo recebemos pelo correio um big envelope, contendo folhas e mais folhas e uma cartilha explicando tudinho sobre o Kindergarten, confesso que passei dois dias traduzindo tudo aquilo. A cada página da cartilha eu me impressionava mais.

Descobri que meus filhos terão aulas de culinária, farão mini excursões pela floresta, aulas de ginastica e uma festinha de aniversário super legal também. Tudo está super explicadinho e organizado no calendário escolar deles. Ah, sem falar nas férias, terão muuuuuuitas férias durante todo o ano, tem férias de outono, natal (inverno), de esportes, primavera e verão! Fiz questão de contar,  todas elas são de duas semanas cada, excluindo a de verão que são cinco semanas, ou seja, um total de 13 semanas de férias durante o ano escolar. 😮 Bááá!

Veio também um folder com diversas sugestões para a hora do lanche. O açúcar é terminantemente proibido. Podem beber água ou chá sem açúcar e para comer, frutas, verduras, pães, biscoitos integrais e alguns grãos são permitidos.

Jardim de infância na Suíça

Essa parte do lanche achei muito interessante, meus filhos não estão habituados a comer tanta variedade de frutas, verduras e grãos assim não, mas corri ao supermercado e já fui comprando alguns dos alimentos sugeridos e com muuuuuita paciência fui apresentando a eles todas essas novidades deliciosas. E não é que eles aceitaram! 😀  O mais trabalhoso são as verduras, mas como a professora já me tranquilizou vamos fazendo todo o processo com calma.

Outra coisa bem bacana também é a chamada “Kettentelefon” Cadeia de telefone.  Ela serve para que as famílias sempre mantenham contato e repassem informações importantes sobre o Kindergarten. Recebemos uma folha com o nome da criança (coleguinha de sala) e o número de telefone da família em uma sequência iniciando pela professora e terminando nela mesma, quer dizer que a professora quando tiver algum recado, informação urgente ela ligará ao primeiro da lista e este por sua vez ligará ao segundo até que chegue à ultima família que retornará à professora. Assim ela saberá que todos foram informados e isso ajuda no contato. Adorei a idéia!

Os meninos também terão o acompanhamento de dentista, incluindo consulta e aulas demonstrativas e também aulas particulares de Alemão, como segunda língua.

Retornando ao primeiro dia de Jardim, foi incrível.

Jardim de infância na Suíça

Eles tem uma sala só para guardar a mochila, o “triki”, (aquele triângulo refletor que usam para o trajeto de casa – Kindergarten, Kindergarten – casa) e os calçados, cada um tem seu lugarzinho com o nome indicando. Sempre na chegada já devem fazer a troca sozinhos e aí com o “finken”, um calçado especial para uso exclusivo de dentro da sala, ele é um misto de sapatilha com pantufa e então entram na sala do Jardim.

Jardim de infância na Suíça

O primeiro dia foi praticamente igual àquele em que fomos conhecer o Kindergarten. As professoras fizeram algumas brincadeiras, repassaram algumas informações e nós ganhamos um lindo girassol “Sonnenblume”. 🙂 Só a partir do segundo dia é que a aventura começou de verdade. 

Jardim de infância na Suíça

O que me deixa tranquila é que eles se adaptaram bem, chegam em casa cantando, do jeitinho deles, é claro, as canções do Jardim, nos contam das atividades com empolgação, seus olhinhos brilham, acordam antes do relógio despertar e querem sempre ir sozinhos para o Kindergarten, estão todos cheios de si, se achando os donos do pedaço.

Isso não é motivador??? Só em pensar que daqui a alguns meses eles já estarão falando um pouco do idioma me dá cada vez mais a certeza de que fizemos a coisa certa, tomamos a decisão certa e que apesar de todas as dificuldades e de estar em um país de cultura muito diferente da nossa, podemos começar, aos poucos, a relaxar e a focar ainda mais no nosso objetivo.

A vida segue, os dias de sol continuam e as amizades estão surgindo. A felicidade virou rotina e o amor sempre, sempre predomina.

Um grande beijo a todos e até a próxima!

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos:

Facebook ,

Twitter ,

Google + ,

Instagram.

O que vocês gostariam de saber no próximo artigo? Adoraria receber novas dicas! É só me deixar um comentário abaixo.

Blog da Suíça

 

 


Sobre Kellyn Mazzucco

A Catarinense, Kellyn Mazzucco, mora atualmente na Suíça, já morou na Itália de 2008 a 2010. É Assistente Social, e pós graduada em Recursos Humanos, foi colunista social por 5 anos na sua cidade natal, Canoinhas-SC. Sua curiosidade, vontade de explorar e sua paixão por fotos agora dão vida ao Blog "Um lindo dia para Sorrir!".


Gostou do artigo? Deixe um comentário!

9 pensamentos em “Jardim de Infância – Kindergarten!

  • danielly

    Obrigado por compartilhar! Assim ja vou tendo noção de tudo que vou ter que passar com o gui. Em relação ao lanche vou passar aperto… rs .. o gui nao come nadaaaaa daquela lista…aff… tbm estou mto nervosa.. 2f é o primeiro dia dele ..ou nosso…rs… sorte p nós!

  • Kellyn Mazzucco Autor do post

    Mas não se preocupe antecipadamente… a gente só sofre assim! Os meus também não é que comem de tudo da lista, mas como escrevi estou comprando aos poucos, inventando algumas historinhas e aos poucos eles estão provando. Tem coisas que aceitaram e outras não. Paciência, muita paciência! Em que parte da Suíça vocês estão? Boa sorte!! Abraços.

  • Kellyn Mazzucco Autor do post

    Sozinhos sim. Aqui desde cedo é ensinado as crianças a fazerem o trajeto para a escola sozinhos. Motivo pelo qual eles usam o Triki, que é esse triângulo refletor, junto com o Triki também vem um folheto explicando como usá-lo e quando. Os motoristas são extremamente educados, principalmente quando avistam uma criança com o triki, alguns chegam a parar seus carros enquanto a criança passa. Daqui algum tempo os meninos também terão aulas de comportamento no transito com a orientação da polícia, pelo que já ouvi de outras mães, as crianças farão vários trajetos com a policia para aprenderem normas e regras. Bem legal né! 😀 E como os meninos já sabem de tudo isso eles pedem sempre para irem sozinhos a escola, para demostrar que já sabem de “tudo” entende! rsrsrs essas crianças…. Semana que vem já vou deixar essa responsabilidade pra eles. 😀 Beijos amiga

  • Ana Claudia

    Muito legal! Eles são espertos de mais! É, a cada dia mais curiosa com tudo isso ai, afinal aqui ainda temos muita falta de educação né. País subdesenvolvido 🙁 ! Vai nos deixando informadas, eu amo viajar nesse blog <3 beijosssss

  • Carolina Carvalho

    Sensacional querida….q bom saber de vc..saber q está bem e conhecer um pouco do país onde se encontra….q bacana saber como funciona a escola dos meninos (algumas coisas podem servir de exemplo)…..adoro ler suas postagens assim a gente fica sabendo um pouco mais de outras culturas…sou fã do seu blogg…bjsss

  • Kellyn Mazzucco Autor do post

    Obrigada pelo carinho Carolina. Com certeza, existem tantas coisas bem bacanas no sistema educacional que poderiam servir de exemplo para o Brasil. Conforme as novidades vão surgindo eu vou contanto a vocês com todo carinho. Afinal, experiências devem ser compartilhadas! Grande beijo.

  • Mariana

    Olá, Kellyn! Obrigada por compartilhar suas experiências. Como foi a adaptção das crianças com a lingua? Eles fizeram curso antes? A escola oferece suporte? Vc poderia falar um pouquinho sobre isso? Desde já muito obrigada e parabéns pelo lindo blog! 🙂

  • Kellyn Mazzucco Autor do post

    Olá Mariana, tudo bem? Obrigada pela visita. Conto sim, com certeza? Faço um artigo com o maior prazer. Está de mudanças para a Suíça? já mora por aqui? Posto ele no fim da semana que vem, okay? Grande beijo.