Aarau – Argóvia 8


Aarau

Ao fundo o Centro histórico de Aarau – Cantão de Argóvia/Suíça

Capital do Cantão de Argóvia(Aargau), Aarau está localizada às margens do rio Aare, no centro do triângulo entre as cidades de Zurique, Basileia e Lucerna. Ela não deixa a desejar, nem fica atrás das mais conhecidas cidades da Suíça nos quesitos beleza e atrações culturais. Aarau fica a 44 minutos de trem e uns 35 minutos de carro do Aeroporto Internacional de Zurique. É uma das cidades deste cantão que, com certeza, ganharão uma inclusão no seu roteiro de viagens pelo país a partir de agora. Vamos conhecer?

Cidade com aproximadamente 15.700 habitantes, seu idioma oficial é o Alemão. Esta privilegiada localização central foi reconhecida desde cedo, razão pela qual Aarau, em 1798, tornou-se brevemente a primeira capital da Suíça, abrigando as primeiras casas Parlamentares do país.

Conhecida pelos festivais, pelo belíssimo centro histórico e pelos mais de 70 beirais ricamente pintados nas casas da Cidade Velha, os chamados “Dachhimmel”, datados predominantemente do século XVI, deram a Aarau o título  de “cidade das belas empenas”.

Aarau

Beirais pintados nas casas da Cidade Velha de Aarau

Aarau

Centro histórico da cidade.

Nesta parte antiga da cidade, existe uma gama variada de hotéis, restaurantes e lojas, o que traz conforto e praticidade para os turistas que visitam a região. No final deste artigo eu listo várias opções de restaurantes, barzinhos e hotéis para facilitar a sua viagem. 😉

A comunidade de Aarau possui diversos festivais anuais, entre os mais tradicionais estão o Maienzug. (Não existe uma tradução exata em português, pois a palavra vem de um velho dialeto, mas está relacionado a ramos de bétula, que serviam como instrumento de punição para crianças e jovens na escola.) Originário dos séculos 16 e 17, há mais de 400 anos ele se tornou um grande festival e acontece na primeira sexta-feira do mês de julho. Uma festa direcionada para jovens e crianças. O destaque é a procissão de crianças em idade escolar; elas vestem roupas brancas e carregam buquês de flores simbolizando os ramos de bétula que eram usados contra elas naquela época. 

Outro festival importante é o de Bachfischet, acontece em setembro e traz crianças cantando e carregando lanternas artesanais à beira do rio Aare, simbolizando a viagem de barco à vela que faziam no século 13, da cidade de Suhr até Aarau para purificar as águas. Logo após a passeata, a festa se encerra com a queima de fogos e um tiro de canhão.  

E para finalizar os festivais do ano, tem o Rüeblimärt (Mercado da Cenoura). Aargau é chamado de cantão das cenouras. Usando sua criatividade a população de Aarau criou, há uns 25 anos, uma feira especialmente para o famoso legume da região. O sucesso foi tão grande que hoje ele atrai cerca de 30.000 visitantes, é realizado sempre na primeira quarta-feira de novembro. Como o nome  já diz tudo, a cenoura é oferecida de todas as formas e cores possíveis, são deliciosos bolos, pães e compotas em mais de 140 barracas carinhosamente decoradas, um colírio para os olhos. 

Na Suíça existe museu pra todos os lados, e o Naturama Aargau, em Aarau é um dos mais modernos museus do país . Ele oferece uma emocionante viagem através do tempo. São três andares de exposições: no porão fica o mundo dos Dinossauros, dos mamutes e recife de corais, no térreo o  Habitat de Aargau (Lebensraum Aargau) com diversidades de plantas e seres vivos dentro de aquários e tanques, e no piso superior se encontram o futuro e a ousadia, onde uma bola de Cristal é atração principal, ao lado dela fica a mesa com referências para o futuro,  pode-se ter uma idéia de sua “Pegada Ecológica”, também fazer um teste de estilo de vida, onde é verificado o consumo de energia pessoal e orientações sobre o desenvolvimento sustentável aqui e em outros lugares do mundo. O museu oferece um confortável espaço para um café e também realiza várias exposições e eventos anuais. 

Naturama Aarau

Museu Naturama em Aarau

Schule Aarau

Coladinho com o Museu se encontra o Parque Cantonal de Aargau, com escolas técnicas e fundamentais, uma delas é chamada de Albert Einstein. Consta na história da vida de Einstein, que terminou a escola secundária nesta cidade e com boas notas somente em Matemática, entrou em 1896, no Instituto Politécnico de Zurique.

Atravessando a rua fica a Estação, recém reformada, é outro lugar que vale a pena conhecer, uma atração à parte para quem aprecia o modernismo. Possui várias lojas e supermercados na parte interna, no lado de fora, barzinhos e cafeterias decoram o lugar juntamente com um gigantesco relógio e botões de rosas que se transformam em cadeiras para curtir o sol nos dias de verão, bater um papinho ao ar livre enquanto aguarda o próximo trem ou ônibus. No subterrâneo da Estação existe uma ala com mais de 200 anos, um sistema fascinante de corredores, salas e poços que serviam para produzir energia, é aberto à visitação.

Bahnhof Aarau

Cadeiras formato botões de rosas na Bahnhof Aarau

Bahnhof Aarau

Relógio que decora a Bahnhof

As atrações em Aarau não dão trégua não… Retornando ao Centro antigo, encontramos uma cópia fiel da Gerechtigkeitsbrunnen – Fonte da Justiça, a original do ano 1643, encontra-se no castelo Schlössli em Aarau mesmo. A enorme Obertorturm, Torre do relógio com seus ponteiros de ferro datada do século 13. O monumento do Soldado de Aargau, em memória aos serviços ativos na primeira e segunda guerra mundial. E como não poderiam faltar, é claro, as fontes  que são comuns em praticamente toda cidade Suíça. Lembrando que a água é potável, portanto se no meio do passeio sentir sede é só parar e se refrescar.

Fonte da Justiça Aarau Torre Aarau

Monumento Soldado Aarau Fonte em Aarau

Fizemos um passeio às margens do rio Aare, que corta a cidade. O local é perfeito para pedaladas, caminhadas, patinar com os amigos ou simplesmente ficar sentado apreciando a paisagem. Há no local barzinho e restaurante, parquinho para as crianças e um espaço para fazer piquenique ou assar uma salsicha (é o churrasquinho deles aqui) rsrsrsrs

Rio Aare

Barzinho a beira do Rio Aare

Rio Aare

Delícia de lugar para relaxar

Rio Aare

Os belos cisnes de Aarau.

Rio Aare

Local para um churrasquinho ou piquenique

Sua caminhada pode continuar, contornando o centro histórico até chegar no estacionamento  que fica aos fundos da cidade velha, foi onde terminamos nossa aventura, as crianças já não aguentavam mais o cansaço e a fome. Fomos então conhecer o Spaghetti Factory, marido Italiano já viu!! Uma delícia, super indico! 😉

Aarau

Onde comer em Aarau:

  •  Café Ccino-The Home Barista Shop Rain 14 – 5000 Aarau / Telefone: +41 62 822 59 73  Homepage: www.ccino.ch
  • La Crêperie Pelzgasse 23 – 5000 Aarau /  Telefone: +41 62 822 43 00 Homepage: www.lacreperie.ch
  • Brändli Tea-Room Bahnhofstrasse 37 – 5000 Aarau / Telefone: +41 62 822 43 29 Homepage: www.confiserie-braendli.ch
  • Spaghetti-Factory Metzgergasse 8 – 5000 Aarau / Telefone: +41 62 822 23 12 e-mail: spago@hispeed.ch
  • Mürset Restaurants Schachen 18 – 5000 Aarau / Telefone: +41 62 822 13 72 Homepage: www.muerset.ch

Para mais bares, restaurantes e informações complementares clique aqui.

Onde dormir em Aarau:

  • Sorell Hotel Aarauerhof Bahnhofstrasse 68  – 5001 Aarau / Telefone: +41 62 837 83 00  Homepage: www.aarauerhof.ch
  • Country Hotel Hirschen Hauptstrasse 125-5015  Erlinsbach | Aarau / Telefone: +41 62 857 33 33 Homepage: www.hirschen-erlinsbach.ch/
  • Hotel Aarau-WEST Muhenstrasse 58  – 5036 Oberentfelden /  Telefone: +41 62 737 01 01 Homepage: www.aarau-west.ch

Para mais informações e Hotéis em Aarau clique aqui.

Depois de um dia cheio, mas super produtivo vou ficando por aqui.

O que acharam de Aarau? Deixe um comentário aqui, adoraria ler!

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos:

Facebook ,

Twitter ,

Google + ,

Instagram.

 

Beijo Grande e até a próxima!


Sobre Kellyn Mazzucco

A Catarinense, Kellyn Mazzucco, mora atualmente na Suíça, já morou na Itália de 2008 a 2010. É Assistente Social, e pós graduada em Recursos Humanos, foi colunista social por 5 anos na sua cidade natal, Canoinhas-SC. Sua curiosidade, vontade de explorar e sua paixão por fotos agora dão vida ao Blog “Um lindo dia para Sorrir!”.


Gostou do artigo? Deixe um comentário!

8 pensamentos em “Aarau – Argóvia