A Páscoa na Suíça! 4


Ovos de Páscoa Suíça

A páscoa está chegando e tem feriadinhos à vista! Na Sexta-feira Santa e segunda-feira de páscoa tem folga pra todos.

A Suíça é talvez mais conhecida pelo chocolate, então lógico que nesta época do ano as ofertas se multiplicam.

Aqui os ovos de páscoa não são sensação como no Brasil, na verdade aqueles ovos enormes pendurados nas lojas e mercados não existem por aqui, eu não encontrei nenhum. Eles são bem modestos, pequenos e tem de vários tipos: ao leite, branco, de licor, frutas e com amêndoas

.Ovos de Páscoa Suíça Ovos de Páscoa Suíça Ovos de Páscoa SuíçaOvos de Páscoa Suíça

O que tem enorme variedade de tamanhos  são os coelhinhos, muitooooss coelhinhos. Ahhh, e também a famosa Colomba Pascal!

Coelhinhos de Páscoa da LindtCoelho da LindtCoelhinho da FreyCoelhos de Páscoa na Suíça

Uma curiosidade são os ovos (de galinha) eles são oferecidos já cozidos e pintados de diversas cores. Quando os vi na exposição confesso que de primeiro momento achei que eram simplesmente ovos crus pintados, na outra ida ao mercado pensei serem de chocolate, mas estava errada. Ainda não tive coragem de comprar para provar, será que não passamos mal??? Na próxima páscoa quem sabe eu compre e prove, aí conto a vocês!

Ovos de Páscoa Suíça

As decorações para a páscoa são super fofinhas e a oferta é grande,  são vendidos muitos kits para pintar as casquinhas dos ovos, divertimento a mais para a criançada. Existem os ovinhos prontos e de plásticos para enfeitar a árvore de páscoa (Osterbaum), nada mais é que um galho simples com diversos ovos coloridos pendurados.  É comum encontrarmos essas árvores nos quintais das casas, assim como, ninhos, quadrinhos, coelhinhos de palha, vasos com ovinhos, um mimo só.

Árvore de Páscoa

Cada cantão tem suas respectivas atrações na páscoa. Em Berna, crianças e adultos reúnem no domingo de Páscoa na praça Kornhausplatz, no centro histórico, para o “Eiertütscha”. Numa disputa, eles batem ovos de Páscoa um contra o outro – o mais resistente ganha.

Em Zurique, na segunda-feira após a Páscoa, centenas de ovos trocam de dono no “Eiertütschen”. A brincadeira é simples: as crianças estendem as mãos com ovos de Páscoa. Os adultos jogam uma moeda de vinte centavos no ovo. Se gruda no ovo, a moeda e o ovo pertencem ao adulto; se a moeda cai no chão, ela e o ovo pertencem à criança.

A Suíça mantém diversas tradições religiosas e profanas de Páscoa. Na sexta-feira santa acontece a histórica procissão com a encenação da morte de Jesus Cristo e no domingo a missa da páscoa. Na segunda-feira após a Páscoa (feriado), em alguns povoados do Valais (sudoeste), os habitantes da região costumam subir colinas e montanhas ao amanhecer e saúdam o sol como símbolo da ressurreição de Cristo.

Uma atração à parte é a procissão das mulheres de luto (Les Pleureuses) em Romont, povoado medieval de 4 mil habitantes cercado por um muro, no cantão de Friburgo. Quando a leitura da Paixão dentro da igreja chega ao luto por Jesus, começa a procissão.

Vestidas de preto, as mulheres de luto carregam sobre almofadas vermelhas instrumentos da tortura de Cristo: coroa de espinhos, flagelo, pregos, martelo e alicate. À sua frente seguem Maria e o pecador arrependido, carregando uma cruz. Por várias vezes a procissão para e o canto domina a cena. No restante do tempo, o silêncio predomina.

Procissão de páscoa na Suíça

Um espetáculo semelhante, mas com ar mais turístico, pode ser visto em Mendrisio, no Ticino (Suíça italiana), onde na Quinta-feira Santa é representada a “via dolorosa” de Cristo ao Monte Calvário: as figuras principais são cavaleiros, soldados romanos e personalidades bíblicas em trajes pomposos.

Na sexta-feira, a procissão é religiosa, festiva e segue regras rígidas: irmandades religiosas e associações acompanham o Cristo morto com lampiões e emblemas da Paixão. Os dois cortejos passam pelo centro histórico.

Tornou-se famosa também nos últimos 60 anos a “Paixão de Coldrerio”, criada por jovens fascinados pela procissão histórica da vizinha Mendrisio. Eles encenam a crucificação de forma mímica na colina Ciosseto, com um realismo trágico que é único na Suíça.

Procissão em Mendrisio

A Páscoa é mesmo uma data marcada de reflexões que significa passagem, é a celebração mais importante da Igreja Católica, e a todos os católicos ou não gostaria de desejar uma Frohe Ostern (Feliz Páscoa), que a ressurreição de Cristo traga muita paz, luz e alegrias para vocês e suas famílias!

Gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos:

Facebook ,

Twitter ,

Google + ,

Instagram.

Beijo Grande e até a próxima!


Sobre Kellyn Mazzucco

A Catarinense, Kellyn Mazzucco, mora atualmente na Suíça, já morou na Itália de 2008 a 2010. É Assistente Social, e pós graduada em Recursos Humanos, foi colunista social por 5 anos na sua cidade natal, Canoinhas-SC. Sua curiosidade, vontade de explorar e sua paixão por fotos agora dão vida ao Blog "Um lindo dia para Sorrir!".


Gostou do artigo? Deixe um comentário!

4 pensamentos em “A Páscoa na Suíça!

  • Mozara Carvalho Schadeck

    Muito bom Kellyn obrigada por compartilhar suas experiências com a gente. Uma Feliz Páscoa.

  • Judite Artner dos Santos

    Obrigada, filha por compartilhar conosco essas riquezas de detalhes sobre esse país. Feliz Páscoa pra você , o Newerton e meus tesouros Nycolas e Bryan. Bjos.

  • Kellyn Mazzucco Autor do post

    Oi Mamãe… Feliz e abençoada Páscoa pra todos vocês. Que a ressurreição de Cristo traga muita Paz, esperança e alegrias. Muitos beijos. Saudades…